Como limpar a garrafinha

Veja o porquê limpar a sua garrafa de água.

Você pode fazer essa lavagem de várias formas diferentes e com diversas soluções e produtos. Por isso separamos algumas delas especialmente para você. Detergente neutro

Limpar garrafas de água apenas com o detergente é a forma de limpeza mais comum. Lave normalmente esfregando bem a área na qual entra em contato com boca. Se quiser, pode deixar a garrafa de molho numa solução de água e detergente, mas lembre-se de enxaguar bem para retirar quaisquer resquícios do produto.

Bicarbonato de sódio

Mergulhe uma escova de dentes no pó de bicarbonato de sódio e esfregue-o nas áreas que deseja efetuar a limpeza. Preencha a garrafa com água morna adicione uma colher de bicarbonato para cada litro de água. Deixe de molho por 15 a 30 minutos enxágue e deixe secar. É importante que a escova de dentes seja utilizada apenas para essa função.

Água sanitária

Em um recipiente, adicione uma colher de água sanitária para cada litro de água. Coloque o líquido dentro da garrafa e misture bem. Pode também deixar o topo garrafa mergulhado na solução para eliminar as impurezas da área na qual se tem contato com a boca. Deixe-a de molho na solução por 30 a 60 minutos. Depois enxágue bem e deixe o recipiente secar.

Esta mesma proporção de solução pode também ser utilizada para lavar alimentos como saladas, frutas e vegetais. Pelo contrário do que muitas pessoas pensam a água sanitária, nesta pequena proporção, não é agressiva para o nosso corpo e faz uma limpeza excelente do alimento.

Veri que sempre o rótulo da embalagem com as formas de utilização do produto. Caso não tenha a opção de utilizar para lavar alimentos, deixe-a de lado e adquira uma apropriada para esta função.

Vinagre

O vinagre é perfeito para limpezas, pois pode ser utilizado para desinfetar, desengordurar e eliminar odores. Apesar do seu cheiro intenso, ele evapora-se com facilidade deixando de ter esse odor.

Para efetuar a limpeza de uma garrafa de água, adicione uma colher de vinagre para cada litro de água dentro do recipiente. Feche-o, agite bem para a solução entrar em contato com toda superfície da garrafa, e depois deixe-a de repouso por 30 a 60 minutos.

Após o tempo de repouso pode enxaguar bem e deixar secar.

É ideal que deixe o gargalo da garrafa também de molho nessa solução, sendo essa a área mais importante a ser limpa.

Sal de frutas

É uma solução composta por bicarbonato ou carbonato de sódio e é feita a partir do ácido cítrico de frutas como o limão e a laranja, por exemplo. Você pode encontrá-lo a venda em farmácias, pois é principalmente utilizado como medica- mento para combater azia e a má digestão.

Para utilizá-lo na limpeza de garrafas, o misture com uma quantidade signi cativa de água dentro do recipiente. Feche-o e agite bem. Pode deixar de molho por 15 a 30 minutos para que a solução reaja com as superfícies. Feito isso, lave-a bem e deixe secar.

Arroz cru

Esta técnica ajuda a eliminar manchas causadas pela umidade ou falta de limpeza da garrafa. Ela é ideal para limpar garrafas de água inicialmente. Portanto, efetue uma limpeza com vinagre, água sanitária ou bicarbonato após esse passo.

Adicione água no recipiente até a metade em proporção com uma colher de arroz cru. Feche-a e agite bem. Depois pode enxaguar e fazer a limpeza mais profunda com uma das soluções anteriores.

Dicas para cuidar da sua garrafa de água

Também é importante mencionar que as garrafas descartáveis são compostas por uma tipologia de plástico ideal para ser utilizada apenas uma vez, pois esta está sujeita a liberação de compostos químicos, principalmente com reação com ao calor. Por isso, utilize-a e descarte-a em um coletor de lixo reciclável. O ideal é ter uma garrafa reutilizável, que é cada vez mais comum, e também menos agressiva para o meio ambiente.

É ideal que a garrafa reutilizável tenha tampa de abertura, para poder realizar uma limpeza efetiva, e também um gargalo que tenha uxo unidirecional, caso contrário a água volta a entrar na garrafa após manter contato com a boca, o que auxilia a contaminação do recipiente.

A frequência ideal para a higienização da garrafa é diária. Sim, diária. Desta forma, elimina-se as bactérias existentes e evita a proliferação microrganismos novos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *