5 DICAS PARA USO DA ÁGUA

Cinco dicas para o usa da água em empresas

Diante da crise hídrica no Brasil, os apelos para o consumo eficiente da água — seja nos domicílios, nas empresas ou nas indústrias — apontam para a implementação de mudanças urgentes no dia a dia de todos os cidadãos. No contexto da escassez do recurso, o investimento em soluções ambientais como reúso, tratamento e reutilização da água para lavagem e irrigação, além de medidas simples de economia, é estratégia cada vez mais indispensável para que empreendimentos e indústrias de todos os setores instituam processos mais sustentáveis, otimizem os lucros e desempenhem seu papel no cenário atual de estiagem.

 

 

Tendo em vista o panorama, é certo que o recurso natural se tornará mais escasso e mais caro para os negócios. Quando falamos de empresas que tem na água sua matéria-prima, como as indústrias de bebidas, a questão se agrava ainda mais, visto que os custos tendem a se elevar na cadeia de produção como um todo.

 

Confira 5 dicas para otimizar o consumo da água na sua empresa ou indústria:

 

1. Institua uma campanha de conscientização

 

Envolver todos os funcionários — além de fornecedores e clientes — em uma grande campanha de conscientização é um passo importante para agregar o negócio por completo na causa da economia da água. Ainda que algumas medidas pareçam bastante básicas, muita gente não sabem por onde começar a efetivamente poupar o recurso no dia a dia. Reuniões periódicas com a equipe para tratar da pauta e a criação e distribuição de cartilhas sobre o tema, além da instituição de metas de economia, são boas formas de englobar a equipe.

 

2. Inspecione possíveis vazamentos

 

Vazamentos não identificados nas empresas e indústrias podem ser fontes de imenso desperdício, além de grandes prejuízos na conta do fim do mês. Uma única torneira pingando gasta uma média de 45 litros de água por dia, o que representa 16 mil litros desperdiçados por ano.

 

Se os números são impressionantes, as medidas para evitar o problema são bastante simples: checar o hidrômetro com frequência, contratar uma empresa para a identificação de vazamentos e convocar os funcionários para avisarem quando se depararem com torneiras danificadas e manchas de infiltração são estratégias básicas e eficientes.

 

3. Aproveite a água da chuva

 

Os benefícios são igualmente notáveis e o investimento baixo. Após a instalação de um sistema de captação, a água pluvial pode ser utilizada para os mesmos fins da água de reúso convencional, poupando recurso e diminuindo as contas mensais. Veja detalhes de como realizar o reaproveitamento no blog post: Água de chuva não deve ser direcionada a rede de esgoto.

 

4. Promova reformas nos banheiros

 

A substituição de torneiras e descargas sanitárias antigas por modelos mais novos e eficientes pode representar um investimento mais do que compensador, principalmente se considerarmos empresas de médio e grande porte. O impacto da economia de água sob essas condições pode ser altíssimo, tendo em vista o número de funcionários que utilizam as instalações sanitárias todos os dias. Nesse sentido, a opção por torneiras que funcionam em um sistema de pressão e descargas que possibilitam duplo acionamento são excelentes estratégias de economia. De acordo com informações da Sabesp, as torneiras de pressão economizam aproximadamente 20% quando comparadas aos modelos convencionais.

 

5. Considere um programa de reúso da água

Ao optar pelo reúso da água, a empresa promove o reaproveitamento do recurso para outras atividades que não exigem água nobre, gerando economia, reduzindo drasticamente o consumo e ainda contribuindo de forma inestimável para o quadro de escassez. Ao instituir ou terceirizar o tratamento dos efluentes produzidos pela empresa, é possível direcionar a água resultante para tarefas cotidianas como lavagem de pátios, irrigação de jardins e limpeza de maquinários. A economia, em termos monetários e ambientais, supera e muito o investimento em pouco tempo.

 

Fonte:  teraambiental.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *